quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Todos nós sabemos que as tecnologias estão vindo cada dia mais depressa, elas chegaram como uma explosão, e toma conta da nossa vida sem que percebamos, é muito fácil chegar em casa apressado e com fome, e esquentar a comida no microondas, ou pegar a roupa suja e esquecê-la na maquina de lavar, sem contar ainda no mar de coisas que temos na Internet, fazemos compra, pesquisas, consultamos a previsão do tempo, lemos um livro, tudo com muita rapidez.
Um jovem, consegue ao mesmo tempo, assistir TV, navegar na Internet, ouvir musica, e comer, tudo numa fração de segundos.

Aí que entra o professor, com sua aula maçante, repetitiva e cheia de "decorebas", e ainda nos perguntamos, porque o nosso aluno não presta atenção na aula? Com toda a razão, quem estara interessado numa aula "deposito", em que não existe ação-reação, mais somente, ação, esta do professor, somente a ação de falar, falar e falar.
Se a escola não se habituar a este tipo de perfil de aluno, ela irá definhar cada vez mais, se tornando chata e desinteressante, nosso aluno já chega na escola muito esperto e muito habilidoso, não podemos subestimar seu poder de entendimento.
Os professores que ainda não sabem usar as "tecnologias", por medo de serem trocados pela "maquina" terão que se habituar, pois acredito eu, que cada vez mais o perfil de um Educador será o de "mil e uma utilidades", pois já sabemos que não é fácil ensinar as crianças, e deve-se ter muito jogo se cintura para conseguir tornar uma aula interessante.
A dificuldade maior que ainda encontramos, são os "estraga" prazer, aqueles que não sabem usar as tecnologias, e tem raiva de quem sabe, sem se importar o mínimo em aprender, essa é a pior classe, aquela que acha que o mundo será dominado por computadores, e estes substituirão as pessoas
.
Sabemos que quanto mais o tempo passa, mais somos surpreendidos pelas ousadias que alguém cria, não podemos simplesmente fechar os olhos e caminhar felizes, mais sim, tentar aprender cada vez mais para assim, não sermos passados para trás.
E as tecnologias estão aí para facilitar nossa vida mesmo, alem de organizá-la da melhor forma possível.

“As crianças nascem em uma cultura em que se clica, e o dever do professor é inserir-se no universo de seus alunos”

http://roberta-tecnologias.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário